A Melbionisa  está incluida no projecto internacional SMARTBEES, iniciativa que abrange várias áreas distintas dentro da investigação em apicultura e produtos apícolas.

Nesta medida em que estamos inseridos, pretende-se identificar (em vários países europeus), colónias de Apis mellifera L.  que são naturalmente mais resistentes à varroose e que são avaliadas do modo a integrarem um programa específico de reprodução de rainhas filhas dessas colónias.

Esta característica de tolerância à varroa por parte das colónias de abelhas é extremamente importante, num contexto em que os acaricidas convencionais são cada vez menos eficazer no combate a este ácaro e, sobretudo, no Modo de Produção Biológico em que os tratamentosa esta doença são efectuados com meios muitas vezes menos eficazer ou que implicam muitas aplicações/aumento de custos por tratamento.

Deste modo, este projecto afigura-se extremamente interessante pois na Agricultura em Modo de Produção Biológico em geral, é sempre muito importante a rusticidade/capacidade de resistir naturalmente ás doenças pelas plantas e animais, já que permite diminuir nùmero/quantidades/concentrações de tratamentos e respectivos princípios activos utilizados no combate a pragas e doenças.